A arte

 

A ARTE

A necessidade do ser humano de se expressar é intrínseca, é parte do íntimo, essência que independe de convenções. 

Isso resulta numa gama diversificada de atividades. É o ser humano expressando suas ideias, comunicando-se, isso é a arte.

De várias formas os povos se comunicam por meio da arte. Seja através da pintura, escultura ou arquitetura.  Uma definição mais ampla abrange a música, teatro, cinema.

Apolo e Daphne - Gian-Lorenzo

As artes referem-se à expressão materializada da criatividade encontrada nas sociedades e culturas humanas ao longo da história da humanidade, com o intuído de serem apreciadas por sua beleza estética ou poder emocional.

 Charles Vickery

 

Qualquer técnica e ou habilidade do ser humano, em conformidade com o termo latim “ARS” pode ser entendida como atividade ligada à manifestações comunicativas e estéticas, cujas linguagens se diversificam em visuais, literárias e performáticas. 

Emigrantes - Lasar Segall

 

Todo o processo criativo desencadeado pela necessidade de expressar emoções e ideias resulta e desaguam em um significado único para cada obra, separa-se aqui nesse instante, aquelas habilidades de reproduzir, imitar, copiar. Considera-se com relação à pintura o seguinte:  toda obra de arte é uma pintura, mas, nem toda pintura é uma arte,  e isso entende-se a todas as formas de expressão.

 Madame Monet e o Filho

 

É controverso o conceito de artes. Antes, uma pessoa hábil a construir um navio era tida como artista, um poeta não.  Depois, um artífice não era um artista, um poeta sim. Considera-se aqui como arte a criação, a interpretação.  Dessa forma, onze são os tipos de arte hoje reconhecidos, considerando a seguinte ordem:

1.    Música

2.    Dança

3.    Pintura

4.    Escultura

5.    Teatro

6.    Literatura

7.    Cinema

8.    Fotografia

9.    História em quadrinhos

10. Jogos eletrônicos

11. Arte digital.