História da Arte

Pinturas a Óleo


As artes plasticas surgiram na pré-história, passa a existir desde que há indícios do ser humano na terra.  A necessidade de expressão artística, desde os tempos primórdios, estão reveladas nos diversos exemplos de pinturas rupestres em cavernas de diferentes regiões.


Pintura Rupestre

Retratavam animais, pessoas, e até sinais, cenas de caçadas, de espécies extintas. Apesar do desenvolvimento primitivo, podem-se distinguir diferentes técnicas, como pontilhado (contorno das figuras formado por pontos) ou traço contínuo (com uma linha contínua marcando o contorno das figuras), cujo efeito, podem ser considerado um exemplo de sofisticação e inovação para os recursos da época. Não existem muitos exemplos de arte-rupestre preservada, mas com certeza o mais famoso deles é o das cavernas de Lacaux, na França.


Pintura Rupestre

Recentemente - 2001, no Afeganistão, arqueólogos descobriram que as mais antigas pinturas a óleo do mundo estão nas cavernas de Bamiyam, no passado, centro budista dinâmico, onde monges viviam em uma série de cavenas esculpidas nos penhascos.

Cavernas de Bamiyam.

Em 12 das 50 cavernas foram esncontradas pinturas, que datam do século VII d.C., feitas com tintas a óleo, possivelmente extraídas de nozes ou papoulas, jogando por terra os registros de que a tinta a óleo tenha sido criada na europa, quando no século XII, começou-se a misturar o óleo a tintas.


Budas vestidos de vermelho
Século VII
Afeganistão

A pintura a óleo é uma técnica, que se utiliza de tintas a base de óleo, aplicadas com pincel, espátulas, ou outros meios, sobre telas confeccionadas de tecidos, superfície de madeira, vidro, azulejos, etc.

A estraórdinária versatilidade desse material (óleo), bem como seu manuseio com aguarrás e óleo de linhaça, conferiu à pintura a óleo grande popularidade.
Hoje, no mercado, existem aproximadamente 120 cores disponíveis, disponibilizando ao artista uma vasta palete cromática de tintas a base de óleo.

Ao Longo da história a arte tem sido entendida como um artifício de espelhar nosso mundo, decorar o dia a dia e descrever a história da humanidade, para ajudar a explorar o mundo e o próprio homem.
Basicamente, a arte é um ato de expressar nossos sentimentos, pensamentos e observações.