Biografia

 

Ronaldo Washington Fonseca nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais  no ano de 1954. Seus pais nesse ano residiam na capital mineira. Filho de Vicente Domingos e Adélia Maria Fonseca. Ele, nato de Carmópolis de Minas, ela, Adélia Maria Fonseca nascida em São João da Barra de Minas, também conhecida como “CASSITERITA”.

Dois anos após o nascimento Ronaldo passa a residir em Bom Sucesso/MG, mas, é em Oliveira/MG que seus pais fixam residência a partir de 1960.

Entre riscos e rabiscos, durante o período escolar Ronaldo Fonseca passa a expressar suas ideias. Tomou gosto pelo desenho, nasceu a vontade de pintar.

Em Oliveira residia um pintor acadêmico de refinada técnica. Quando cursava o ginasial por volta de 1968, no retorno para casa após as aulas Ronaldo sempre parava em frente à casa do pintor, ocasião em que observava pela janela as infinitas obras do artista penduradas na parede. Inspirava-se assim.

Com 16 anos de idade, indo a Divinópolis, Minas Gerais, adquiriu telas, pincéis e tinta a óleo.  Cores básicas. Começou assim a colorir telas, reproduzindo a princípio cenas da natureza, tendo como referência imagens buscadas em livros da biblioteca da escola.

Em Dezembro de 1976 fez sua primeira exposição individual em Oliveira-MG, no saguão do Oliveira Clube.

Em Fevereiro do ano seguinte foi para Santos, São Paulo onde, após prestar vestibular matriculou-se no Curso de Desenho Industrial, na Faculdade de Artes Plásticas Santa Cecília.  Na faculdade, passou a ter contato direto com o mundo da arte, recebendo orientações por mestres experimentados no desenvolvimento de trabalhos a nanquim, pastel, guache e pintura a óleo. Período em que visitas a galerias e museus foram frequentes o que muito contribuiu para o crescimento artístico.

Em 1983 retorna a Minas Gerais, passando a residir em Belo Horizonte, onde passa a participar da Feira de Arte e Artesanato, considerada a maior exposição de artesanato de toda a América Latina.

No ano de 1986, já casado, ingressa no serviço público, onde se especializa em projetos de Saneamento Urbano, dividindo assim seu tempo entre o trabalho  e a produção artística.

Sua esposa Antônia Maria de Lourdes Fonseca.

Seus Filhos Luis Fernando Fonseca e Tais Fernanda Fonseca.

 

EXPOSIÇÕES: 

1978 - Individual - Salão Oliveira Clube - Oliveira/MG 

1979 - Coletiva - Salao de Artes Sta Cecília - Santos/SP. 

1980 - Coletiva - Salão de Arte Jovem - Centro Cultural Brasil/Estados Unidos - Santos/SP 

(Menção Honrosa). 

1981 - Coletiva - Primeiro Salão de Arte de Cubatão/SP  - (2º Colocado). 

1982 - Individual - Casa de Cultura Carlos Chagas - Oliveira/mg. 

1983 - Coletiva - Casa de Cultura Carlos Chagas - Oliveira/mg. 

De 1983 a 1985 - Exposição na Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Feira de Artesanato.