Leonardo da Vinci

 





Leonardo da Vinci, nasceu em Anchiano, um vilarejo perto da cidadezinha de Vinci, em 15 de abril de 1452. Filho de um tabelião e de uma camponesa, Cresceu no campo, onde desenvolveu um grande amor pela natureza, foi nesta ocasião que ele revelou seu fascínio pelas formas móveis, retorcidas e vivas e também seu gosto por cavalos, os quais conhecia profundamente.

A dama com Arminho
c.1480-8

Foi com seu pai morar em Florença e, em 1472, foi aceito como membro da guilda de São Lucas, a guilda dos pintores tendo como mestre, Andrea Verrocchio.
Leonardo foi um grande intelécto de sua época: artista, músico, contador de anedotas, cientista, matemático e engenheiro. Um homem de muitos talentos, com uma insaciável sede de conhecimentos.
Não se sabe com certeza o ano de sua ida para Milão, no entanto registra-se sua primeira encomenda nessa cidade, datado de 1983.
Estabeleceu-se na corte do Duque Lodovico, onde, além de pintar, seu protetor exigia seus serviços para diferentes tarefas.  Durante este período pintou retratos e  executou uma importante encomenda o quadro “A Última ceia”.
Em 1948, foi indicado ingenere camerale e ficou um bom tempo ocupado planejando a defesa da cidade contra um possível ataque frances.
A última ceia
1497

Leonardo, junto com Luca Pacioli, deixou Milão depois de 18 anos com os Sforza. Residindo em Mântua, fez o retrato de Isabella D'Este.
Em 24 de abril de 1500, ele voltou para Florença e encontrou uma cidade diferente da que tinha deixado cerca de 20 anos antes, Leonardo conquistou quase de imediato o agrado do público, após exibir o seu cartão da Virgem e Sant'Ana. Nesta época, Michelangelo tinha já assegurada a sua reputação em Florença. Estes dois gigantes nunca gostaram um do outro e Leonardo não fazia segredo do fato de considerar a escultura inferior à pintura, embora o fator de atrito fosse a fama de Michelagelo.

Monalisa - 1508

Também em Florença, trabalha como engenheiro; drenando pântanos, desenhando mapas e projetando um sistema de canais.
Enquanto isso, produzia magníficos desenhos a pastel vermelho de Cesare Borgia. No ano de 1503, entra nos seus anos de maior produção como pintor. Seu quadro mais famos, "Monalisa", pode ter sido pintado nessa época.
Durante o ano de 1507 Leonardo trabalhou para o rei da França, como pintor, engenheiro e conselheiro artístico. Permanece em Milão até 24 de Setembro de 1513. Depois, foi para Roma, levado como tantos outros, por Giovani de Medici que se tornara recentemente Papa Leão X,  instalando-se no Belvedere do Vaticano. 
Em Março de 1516, aceita o convite de Francisco I, para morar na França, e ganha uma propriedade rural perto de Cloux.

Virgem e o menino com Sant`Ana.
1508-10

Em 2 de Maio de 1519, Leonardo morre em Cloux. Deixou os desenhos e manuscritos para o amigo fiel Francesco Melzi, sendo a maioria se perdeu com o tempo.

Pensamentos - Leonardo da Vinci.

Não ha coisa que mais no engane que o nosso Juízo.
O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.
Quem pensa pouco, errra muito.
A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
Tudo que é belo, morre no homem, mas não na arte.
Informações retiradas do site
http://www.pintoresfamosos.com.br/