Pintura em Aquarela

 



 

Acredita-se que a aquarela tenha surgido junto com a invenção do papel e pincel ambos oriundos da china por volta dos anos 2000. De lá para cá, ao longo da história,  verdadeiras obras de arte foram produzidas com essa técnica, aplicada com grande maestria por conceituados artistas.

Na pintura com a aquarela os pigmentos são dissolvidos em água, ou nelas ficam suspensos.

As tintas são fabricadas com pigmentos e goma-arábica oferecidas em tubos ou pastilhas.

O papel, suporte para a pintura, deverão ser específicos para aquarela, tem que ser encorpado (mais grosso) em função da utilização da água. Os mais indicados são de fibra de algodão, bambu ou cânhamo, com gramatura igual ou superior a 300 g/m2. Outros suportes também podem ser usados tais como tela, plástico, cartolina, madeira, etc. Observe que o suporte deverá ser sempre branco ou amarelado a fim de não comprometer a limpidez tão característica da aquarela.

Os pincéis, grandes e pequenos, redondos e chatos, deverão ser suavemente macios, de preferência os de pelo de marta e esquilo, outros, desde que similares a essa categoria, poderão ser utilizados.

Dois métodos podem ser utilizados na pintura com aquarela, em um, o suporte é previamente umedecido, o que requer a escolha da paleta de cores e combinações a serem utilizadas com antecedência. Essa técnica exige rapidez na execução razão por que os pinceis devam ser macios e de pontas arredondadas preferencialmente. No outro método o suporte não é umedecido, o umedecimento ocorrera à medida que pinta por meio do pincel molhado com a mistura das tintas. Com esse procedimento, consegue-se um acabamento e perfeição maior. Várias camadas poderão ser feitas dede que a demão anterior tenha secado completamente.

 

 

Share this:

Contato

Ronaldo Washington Fonseca

Email: rwfonseca@hotmail.com

WatsApp: 37-9.9834-4795

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Grato.