Desenho a Nanquin

 

 


 


 

É um desafio e estímulo pintar a luz que incide sobre as figuras independentemente da forma e textura que elas possuam. 

Pintando com nanquim pode-se chegar bem perto dessa fluência. É que o nanquim desliza com grande facilidade.

 


 

A tinta nanquim é comumente usada para escrever, mas no entanto, alguns dos melhores desenhos existentes são feitos a nanquim.



 

Esse tipo de desenho, é um dos meios mais antigos de expressão. Remota a 2500 AC, época em que os chineses produziam tinta preta. Muitos instrumentos para a aplicação da tinta também são originários da antiguidade, cito exemplo a caneta de bambu usada durante séculos e até hoje preferida por muitos artistas.



 

Atualmente existem vários tipos de nanquim, a prova de água e solúveis, apropriadas para diferentes estilos de desenho e canetas. A tinta poderá ser aplicada com diversos implementos tais quais varetas, penas, caniços cortados, pincéis, etc, sem falar da caneta propriamente dita. Ao utilizar o pincel  é necessário pintar com rapidez.

 

 




 

O trabalho com caneta e tinta requer muita habilidade, depois que foi feito uma marca no papel, não existe retorno. É necessário habilidade e saber o que vai fazer, e fazê-lo sem excitação. Os tons, assim como no desenho a lápis são produzidos com linhas e hachuras traçadas de forma harmônica para criar as gradações de claro e escuro. 

Equipamentos básicos:

 

PENAS

 
 
 
CANETAS
 
 
 PINCEIS

 
 
 
 
ESCALA TONAL
 
 
 
 
 
 
 
TRAÇOS BÁSICOS






 




Share this:

Contato

Ronaldo Washington Fonseca

Email: rwfonseca@hotmail.com

WatsApp: 37-9.9834-4795

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Grato.