Pintura Clássica

O termo clássico entrou em uso no século XVII para descrever as artes e a cultura das antigas civilizações da Grécia e de Roma. O seguimento dos princípios dessas antigas civilizações na arte, arquitetura e literatura é chamado de classicismo.

O classicismo foi um movimento cultural abrangente que fez parte do renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI, cuja proposta era o retorno às formas e temas da antiguidade clássica.

O desejo de promover uma renovação filosófica , artística, econômica e política de modo a recriar uma sociedade organizada provoca o rompimento de vez com a censura ideológica da igreja que por longos dez séculos durante o período da Idade Média interferiam no desenvolvimento científico e cultural.

O classicismo é geralmente associado à harmonia e contenção e obediência a padrões reconhecidos de forma e habilidade e sua principal característica está na imitação dos modelos greco-romanos. A busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as suas principais características. Tinha-se na época a crença que seriam os gregos e romanos quem  dominavam os ideais de beleza.

A partir da Renascença, o classicismo dominou a arte ocidental, com a mitologia clássica - consistindo nos vários mitos e lendas dos antigos deuses e heróis gregos e romanos - tornando-se uma importante fonte de assunto para a pintura histórica.

 






















Share this:

Contato

Ronaldo Washington Fonseca

Email: rwfonseca@hotmail.com

WatsApp: 37-9.9834-4795

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Grato.